6 de agosto de 2015

Lombo de Porco às Amoras

Apesar de já há algum tempo não considerar, ao contrário de muitos, uma determinada anualidade algo importante e merecedor de pretexto festivo, julgo que hoje é um dia especial.
Talvez pela nova etapa etária, que um novo número zero me ousou acrescentar.
Talvez por hoje ir "comer como um abade", como se costuma dizer, com os meus avós maternos, que são também meus pais, na verdade, estando este sentimento directamente relacionado com o gosto que me dá em estar com eles.
Talvez por, enfim... talvez porque sim.

Considerando que cozinhar é, para mim, um prazer e uma terapia, juntando esse útil a esse também agradável, ofereço-vos este presente: Lombo de Porco às Amoras.
É, nada mais, nada menos que um lombo de porco marinado várias horas numa polpa natural de amoras, naturalmente.

- 1kg de lombo de porco;
- sal q.b;
- 2 dentes de alho;
- 3 folhas de louro;
- 700g de amoras;
- 1 cebola grande;
- azeite q.b;
- 1 colher de sobremesa com açúcar;
- 1 raminho de alecrim.

Esta receita é, pelo nome, tão requintada, pelo processo, tão fácil e, pelo resultado final, tão, mas tão saborosa, tenra, suculenta... Enfim, a carne de porco ronca por sabores frutados! E isso é incontestável.

Por terem sido oferecidas e por serem um fruto relativamente dispendioso, deixo aqui o meu sentido agradecimento ao meu vizinho, que simpaticamente entregou-mas ao meu pedido. "Quero comprar-lhe amoras, mas bem ácidas!", pedi-lhe eu. Bem, a verdade é que elas chegaram com a qualidade pretendida, mas o produtor recusou-se a receber dinheiro.
Histórias!
Adiante...

No lombo de porco, esfreguem um pouco de sal, alho e louro e deixem-no assim, a repousar, por vinte minutos.
Numa taça grande, reduzam as amoras a uma polpa, utilizando as mãos e deixando pedaços de amoras parcialmente inteiras - dará uma textura incrível - mas se quiserem, livrem-se das pequenas sementes.
Mergulhem o lombo na polpa e massagem-no como se o porco ainda estivesse vivo, com carinho e cuidado. A seguir, dêem golpes na carne com uma faca e façam a marinada penetrar pelas fissuras.
Permitam que o lombo marine durante a noite, dentro do frigorífico.

No dia seguinte, retirem o lombo, coloquem-no numa travessa ou pírex, assim como a marinada de amoras. E siga para um forno previamente aquecido a 160ºC, por uma hora.
Passado esse tempo, retirem o lombo do forno e permitam-lhe que descanse sob um papel de prata. Retirem também a marinada que o acompanhou no forno e coloquem-na numa frigideira, a lume médio/alto.
Cortem a cebola e introduzam-na na marinada, deixando-a cozer até amolecer.
Rectifiquem o sal e juntem o açúcar, assim como um generoso fio de azeite. Deixem os sabores apurarem.

De seguida, voltem a colocar o lombo na travessa e o "molho" anteriormente preparado também, levando-os novamente ao forno, desta vez salpicados com folhas de alecrim fresco, num forno a 180ºC por, mais uma vez, uma hora, aproximadamente.

Sirvam com gosto e a gosto, com um arroz branco e uma salada de alface e cebola, por exemplo.
Não é para "andar à nora", mas para saborear a amora e o seu carácter ácido.

Bom proveito!


1 comentário:

  1. Tenho tido bastantes amoras no quintal... mas nunca me tinha passado pela cabeça confeccionar um prato deste... que deve ser saborosíssimo!
    Se for tão saboroso como lindo... não precisa mais!
    Os olhos também comem. Isto... é para experimentar, claro que é.
    Obrigada pelas artilhas. Beijinhos

    ResponderEliminar

O autor deste blogue agradece a todos pela sua interacção nesta "casa".